Saturday, February 17, 2007

EPISÓDIO 34 - 3ª parte

PEDRO HENRIQUE – a grana
- Pirralho, preciso de você!
- Ih, se me xingar, nada feito!
- E essa grana aqui? – Tina mostra a ele uma nota.
- Ok, pode xingar à vontade. Passa a grana. Que devo fazer?
- Nada demais! Espera aqui, vou falar com a lavadeira!
Em seguida volta com um tubo de tinta vermelha na mão. Despeja num copo com água e interroga o irmão.
- O que tá parecendo?
- Suco!
- Tem uma tal de condessa aí na sala. Já sabe o que fazer?
- Derramar esse troço nela.
- Garoto inteligente... suja ela toda, entendeu?
- Falou!
Tina sai por uma outra porta e sobe uma escadinha em forma de caracol fora da casa e entra por uma janela no andar superior. Fica escondida no topo da escada que dá acesso aos quartos. Logo o menino entra na sala com o copo. A mãe, toda efusiva, apresenta-o:
- Condessa, este é meu filho caçula, Pedro Henrique!
Desta vez a condessa não se levanta e Pedro Henrique nem dá tempo de nada. Vai logo perguntando, andando na direção dela.
- A senhora é condessa, como nos livros?
- Sim, meu pequeno príncipe! – e Flora solta aquela máscula gargalhada, que faz Tina estremecer de raiva lá no seu esconderijo.
- Ih, me chamou de livro! – brinca o garoto.
- Ah, então conhece os livros, gosta de ler?
- Penha lê pra mim e os filhos dela. Mamãe escolhe os livros.
Ele chega bem pertinho da condessa com o copo na mão. Tina estremece só de pensar no prazer de vê-la toda lambuzada de tinta vermelha, mas contrariando o combinado, Pedro Henrique se afasta e deposita o copo numa mesinha, debaixo da escada, e chama a mãe. Júlia pede licença à convidada.
- Mamãe, Tina me deu esse dinheiro pra eu derramar tinta na condessa!
- Cretina! Eu mato a sua irmã!
- A senhora é que sabe! Se me der mais, não derramo nada!
Júlia abre uma gaveta e pega uma nota maior.
- Tome! E desapareça daqui com esse copo!
Assim faz o menino. Tina desce correndo pela escadinha em forma de caracol e encontra-o lá fora.
- Ladrãozinho, te mato!
- Ladrãozinho não, negociante! Mamãe me deu mais! – esclarece, fugindo.
- Vem aqui pirralho! Quanto ela te deu?
- Veja!
- Te dou mais! Vou pegar na minha mochila. Tá valendo?
- Se você me der o dobro!
Tina sente vontade de bater no irmão, mas se cala porque precisa dele.
- Vou buscar. Fique aqui!
Sai correndo. Sobe novamente. Quando desce, não vê mais o menino. Fica danada e resolve entrar pela porta da frente da casa. Quando a condessa a vê, estremece outra vez. E tentando disfarçar a voz, pergunta.
- Tina, quantas línguas você fala?
- Inglês e francês. Fluente! E estou aprendendo alemão e espanhol no colégio Magnata!
A condessa estremece mais ainda ao ouvir o nome do colégio. E tentando dar naturalidade à voz, conclui.
- Estudar línguas é muito importante. Aprendi o português com um adolescente, quando morava na Suíça e ele estudava lá, ao mesmo tempo em que ensinava alemão e italiano pra ele. Era muito amiga da família que o criou.
- Sei... – diz Tina desinteressadamente e chama o irmão que a olha desconfiado, escondendo o copo.
- Vem cá, Pedro Henrique!
O menino acompanha-a até o jardim. Quando vê as duas notas na mão da irmã, vai logo dizendo.
- Me dá, Tina! Vai ser agora!
Tina entrega as notas. Pedro Henrique sai correndo e dá a volta pela cozinha. Então Tina, no seu esconderijo novamente, vê a condessa se levantar.
- Júlia, querida! Tenho que ir. Preciso tratar de alguns assuntos antes de voltar para Viena!
- Já? Mas ainda nem...
C o n t i n u a...
... aconteceu às margens do Danúbio, entre a Eslováquia e a Hungria. Vem aí TZECK – o cigano tcheco!
E no meu blog de contos Na Ponta do Lápis
E vote no Melhor Comentário da minissérie Dulcinéia, valendo um livro para o vencedor. Acesse http://rubomedina.blogspot.com

6 Comments:

At 6:20 PM, Blogger Tyr Quentalë said...

rsrsrsrsrsrs Mas não é que o pirralho saiu ganhando e muito nesta história? O garoto realmente sabe negociar. Claro que a Condessa está quase escapando ilesa, mas da sala que ela está na companhia da julia até a porta de saída tem muito chão pela frente e a Tina pode vir a ter a sua vingança. Se não tiver quem saiu ganhando foi o irmão da Tina. Mas que situação, não? A condessa caiu na frigideira. A bola de neve está apenas crescendo. Vamos ver no que vai dar!

 
At 7:36 AM, Blogger Marco said...

Excelente, este episódio, Rubo. Dos melhores até agora. O alto grau de conflito, a dose de suspense, muito, muito bom. Parabéns.

 
At 9:59 AM, Anonymous Anonymous said...

Muito bom como sempre, gosto das suas tramas e tem uma sutileza muito interessante, que achei, quanto ao pagamento dado pela mãe para inibir a ação do PH, muitas mães agem assim, lastimável!

abs e bom fim de semana

 
At 7:45 PM, Anonymous Anonymous said...

Pedro Henrique é que se deu bem neste capítulo! Engambelou a Tina e ainda conseguiu uma boa grana! Ri muito, Rubo, parabéns! Um abraço!

 
At 12:40 PM, Anonymous Anonymous said...

Eu sabia que o pirralho do Pedro Henrique iria aprontar alguma! Só não imaginei que fosse com grana! Saiu-se bem, o pestinha! E ainda com uma boa grana no bolso. O episódio ficou excelente... prenhe de suspense. E a tempestade não desabou - por enquanto...

 
At 1:09 PM, Blogger Carol_CRC said...

Adorei esse capítulo Rubo, hehehe,
o garoto só nas negociações!!!
Que isso heim!!
Beijos!!

 

Post a Comment

<< Home