Sunday, April 22, 2007

EPISÓDIO 41

... teve uma infecção por causa do parto. Foi internada às pressas e morreu. Coitada, queria tanto ter filhos! Estava tão feliz! Já tinha escolhido até o nome da criança... Felício... muito antes de ele nascer... A família era contra o casamento. Depois que ela morreu, sumiram com o menino. Não pude fazer nada... (Episódio 40)

M I R T E S
Maria Porém recorda o dia em que Mirtes foi internada às pressas. Logo que ficou sabendo da notícia, ela correu para o hospital. Ao vê-la, Mirtes sorriu debilmente. E já quase sem voz, chamou-a, acenando.
- Mariinha, coloca a minha cabeça no seu colo!
Assim Maria o fez. A amiga gostava de deitar no colo dela. Mirtes era uma alemã de cabelos longos e negros, nariz fino e olhos escuros que expressam claramente os sentimentos. E naquela momento, havia muita tristeza neles.
- Mirtes, você vai ficar boa! Ainda vamos tomar muita groselha geladinha...
- Não, Mariinha... sei que é o fim... eu sinto!
- Não fale, Mirtes. Descanse!
E Maria Porém começou a pentear os longos cabelos negros dela. Quando terminou de um lado, Mirtes virou a cabeça, de maneira que ficou de frente para um crucifixo preso na parede. Silenciosamente, a amiga continuou penteando os seus cabelos, quando a voz de Mirtes soou como se viesse de muito distante.
- Mariinha, como foi bom naquele dia em que você conheceu o Daniel, hein?. Você estava tão feliz! Ele gostou logo de você.
Houve um momento de descontração entre as duas. E Maria confessou.
- Branco daquele jeito, quando o vi entrando, pensei que era pra te namorar. Mas você já tinha o Carvão!
Mirtes riu debilmente e começou a tossir. Maria parou de pentear os seus cabelos e olhou o seu rosto. Estava muito pálido.
- Tá sentindo dores Mirtes, quer alguma coisa?
Mirtes demorou a responder. Depois de olhar ligeiramente para cima, para o rosto da amiga, voltou a olhar para o crucifixo, dizendo com voz débil.
- Mariinha.... o meu filho.... quero que você salve o meu filho!
Quis dizer mais alguma coisa. Não conseguiu. Maria Porém percebeu que ela olhava fixamente para o crucifixo. Percebeu também que os seus olhos se tornavam sem brilho e o corpo enrijecendo. Lentamente, a vida abandonava aquele corpo.
Cuidadosamente, ela retirou a cabeça de Mirtes do colo e deitou-a no travesseiro. Lágrimas silenciosas inundavam o seu rosto.
Leia DIÁRIO DE UM PERALTA - Na Ponta do Lápis

5 Comments:

At 4:55 AM, Blogger Tyr Quentalë said...

Rubo,
eu tinha escrito o meu comentário mas a minha internet resolveu me fazer perder o comentário, então esta segunda vez não será melhor que a primeira, ok?
Achei super triste este capítulo em que a Maria Porém perdeu a melhor amiga. Tanto sofrimento. Tanta tristeza! Sério, Rubo.. Deu vontade de abraçar a Mariinha para aplacar um pouco da dor que ela sentiu.

p.s.: Mudando de assunto, venha conferir o Elebu de maio na: http://elefantebu.poraki.com.br/

 
At 7:01 AM, Blogger Marco said...

Uau... Forte esse, heim? mas foi bom, muito bom. Aguardando os próximos. Bom final de semana, Rubo. Carpe Diem. Aproveite o dia e a vida.

 
At 6:41 AM, Blogger Ceci said...

Oi, Rubo! Um conto transbordando momentos poéticos, gestos humanos, amizade e mistério. Parabéns, que vc consegue juntar todos esses ingredientes para a delícia dos leitores. Abraços e feliz maio.

 
At 11:52 AM, Anonymous Anonymous said...

Olá Rubo, tudo bem? Continuo curioso: Maria Porém salvou a criança? Seria ela o renomado professor Galvão? Bom, muito bom! Um abraço!

 
At 11:22 AM, Blogger KahSilva said...

Que triste essa história Rubo.perder a melhor amiga dessa forma.Como será que fica o pequeno

 

Post a Comment

<< Home