Friday, September 01, 2006

EPISÓDIO 14

ECONOMIA VERMELHA
Fazia muito calor. Os adolescentes estavam agitados, na maior algazarra, jogando bolinhas de papel uns nos outros, cutucando as meninas, gritando e subindo nas carteiras quando o professor Galvão chegou. Eles pararam com a bagunça? Claro que não! Só porque um professor chegou, eles iriam interromper o fusuê? Não mesmo!
Para conter os ânimos e como adorava ortografia, o PhD resolveu fazer o seguinte joguinho: dar um ditado para em seguida os alunos usarem as mesmas palavras numa redação.
- Passa o ditado no quadro, professor! – pediu um aluno menos comportado.
Todos caíram na risada. Era sempre assim. Alguém esperava que o outro soltasse uma piadinha pra sala inteira rir.
- Você me deu uma boa idéia. É o que vou fazer.
- Oba! – a sala inteira gritou, mas um valeu brother soou mais alto.
Felício Galvão voltou-se para o quadro. A turma abriu os cadernos. Repentinamente o professor virou-se para a sala e determinou:
- Escrevam!
Tiago argumentou, meio chateado.
- O senhor não ia passar no quadro?
- Pretérito!
- Não saquei! Viajei nessa!
- Pretérito: passado. Ia, não vou mais!
- Ah!...
A sala inteira estava em silêncio aguardando o seguinte: que o professor começasse o ditado ou que surgisse uma gracinha pra todo mundo cair na risada. Pintou a primeira opção.
O professor disse para a garota de cabelos castanhos que passava batom:
- Tina, assim que eu terminar, você dita e eu escrevo no quadro para a correção. Assim me livro de ver tanto vermelho na minha frente.
Um tatuado, puxa-riso, disse.
- Putz, Professor! O senhor também não gosta de vermelho?
- Ao contrário. Gosto tanto que vou economizar a tinta vermelha da minha caneta!

Encerrada a aula, empurrando uns aos outros, os alunos deixaram a sala. Alguns pela janela mesmo. O renomado professor ficou sentado, organizando as folhas de caderno e olhando Tina configurar o celular. Quando a menina se levantou...
- Tina, quero falar com você!
- Ai, professor. Pode baixar a guarda! Eu não fiz nada! Aquela Dulcinéia é uma chata!
- Não é sobre isso...
Tina olhou-o intrigada. Ele perdeu a coragem de falar.
- Rápido, professor! Meu motorista está me esperando, mas acho que já sei o que é!
- Sabe nada. Pode ir, Tina!
- Xi!!! Não quer falar.... Fui!
E saiu. Felício ficou sozinho, olhando pensativo para a janela por onde os alunos pulavam aos montes, um atrás do outro, na maior algazarra. Entretanto, não se passaram dois minutos e a porta se abriu novamente. Tina entrou apressada e entregou a ele um pedaço de papel.
- Taqui, professor, o que o sr. queria! Mas vou logo avisando: ela viajou!
Felício agarrou rapidamente o pedaço de papel e enfiou no bolso da camisa. A filha do ministro saiu. Ao se ver sozinho, ele abriu o papel e deu pulos de alegria. Dava socos no ar, segurando com força o papel onde constava o número do celular de Andie.
E nessa euforia toda, dirigiu-se para a sala da diretora. Antes de entrar, respirou fundo e assumiu uma outra postura. A postura do professor mais respeitado do colégio.

Paixões invadiram a minissérie no EPISÓDIO 15 - QUEM SABE UM NOVO AMOR? E também um mistério que deixou muita gente com a pulga atrás da orelha será revelado.
Duas amigas, uma do Rio e a outra de Fortaleza. E entre elas um diálogo surpreendente -
Na Ponta do Lápis.

12 Comments:

At 11:58 AM, Blogger Rubo Medina said...

RESUMO DO EPISODIO 13
Entra em cena Júlia, uma nova personagem. Esposa do Ministro, mãe de Tina. E nas palavras de Dora Vilela, do blog Pretensos Colóquios, que não perde um Episódio da minissérie: “... cheia de classe, posuda, elegantérrima... Deve ser habituèe da Daslu...”
A Julia terá um papel-chave na minissérie.

 
At 1:38 PM, Blogger Saramar said...

Querido, cada vez gosto mais do professor. Ele é humano, sofre e se alegra. E, ainda por cima, está apaixonado!
Mas que alunos, hein???? Cruzes!!!
Adorei o episódio. Aliás, isso é natural.

beijos
P.S. Não demore com o próximo!

 
At 7:01 AM, Anonymous Anonymous said...

Rubo!!!!!!! Tenho pesadelo com alunos fazendo confusão na sala!! Não sou mais professora em escolas, por causa desse "trauma"! rs Só dou aulas particulares, há um tempão!! E vc descreveu com maestria a irreverência e a indisciplina deles, exatamente do jeito que eu, simplesmente, odiava!!! rs
Valeu. Mas, me deixou com a maior peninha do professor...Ainda bem que ele está apaixonado! Pelo menos, tem compensações!!
Beijos.
Dora

 
At 9:24 PM, Blogger Marco said...

Rapaz... Me fez lembrar do meu colégio...
Bem, as paixões estão chegando definitivamente à minissérie. Vem se juntar à intriga e ao mistério. Isso está bem legal!
Abração, Rubo!

 
At 7:25 AM, Blogger benechaves said...

Olá Rubo: parece que, enfim, o professor irá conseguir falar com a Andie, hein? O celular ele já tem em mãos. Agora é só ligar e acertar o encontro. O encontro de um apaixonado. Que alegria a dele quando recebeu o número... parecia pinto em beira de cerca a se banhar no rio próximo. Todo saltitante e feliz!

Um abraço...

 
At 1:05 PM, Blogger Paola Vannucci said...

ESTIVE AQUI MEU ANJO AMDA COLOCANDO TODA A LEITURA EM DIA


BJSSSSSSSSSSSSSSSS

 
At 1:48 PM, Blogger Liliane de Paula said...

Rubo será que sala de aula tem essa bagunça de verdade? As que conheço funcionam bem.
Liliane de Paula

 
At 7:49 AM, Anonymous Anonymous said...

E lá está o renomado professor Gavião, finalmente de posse do nº do celular de sua paixão - se é que ela, misteriosa como quê, já não o tenha trocado! Enquanto isso, por onde andará Dulcinéia?

Abraços.

 
At 10:33 AM, Blogger Rayanne said...

Ah!!
Inexplicávelmente se agita dentro aquela torcida por um amor improvável de situação cabível... algo de adolescente que nunca morre bem dentro das nossas sensações. É que fundamental é mesmo o amor...

No aguardo...

**Estrelas**

 
At 9:33 PM, Anonymous Anonymous said...

Rubo, vc sempre nos deixando curiosos, não é? Afinal, qual é a desse prof? Parece que está afundando na contradição... será a paixão pela "marginal" Andie? Bom, aguardemos o destino dos personagens. Parabéns e até o próximo ca´pítulo.

 
At 6:29 AM, Anonymous Anonymous said...

Neste episódio vc me fez lembrar do meu tempo de professora e dos meus queridos e emdiabrados alunos! rs...
Gosto deste professor, viu?

 
At 5:07 AM, Blogger Tyr Quentalë said...

Quem diria? Quer dizer que Andie notou a queda do professor e se antecippou deixando o celular dela com Tina, para que a mesma entregasse a ele? Huuum.. Muitos poderiam achar suspeita a viagem de Andie, depois do assalto, Mas estamos apenas caminhando para o encontro de eventos citados ateriormente em outros capítulos. Quanto ao professor, ainda sinto pena dele. Aluno e professor sempre foi sinônimo de encrenca das grossas. Mas continuemos, pois tenho um bom tempo para devorar os capítulos que se seguem.

 

Post a Comment

<< Home