Thursday, September 14, 2006

EPISÓDIO 18

PENSAMENTO ALADO
Final
O facho de luz que jorrava sobre Penha, a cozinheira do Ministro, foi apagado, pondo fim à entrevista. Ela sorriu, satisfeita por ter debochado da situação brasileira e ergueu do chão a pesada sacola, onde carregava sobras de comida para os dois filhos. E ainda sorrindo, seguiu para o ponto de ônibus.

Em seu quarto, sem ver uma novela sequer, Dulcinéia ficou lembrando da sua tentativa de participar do vídeo com Yana Bahra, o diretor Sérgio, irritadíssimo, gritando com os figurantes. Tudo muito louco, agitado. Rindo baixinho para não perturbar a mãe que dormia no outro quarto, ela desligou a TV, dizendo:
- Mulher maluca, essa...
Ligou um rádio que havia sobre o criado e ficou deitada, imóvel, ouvindo músicas. Pensamentos começaram a polvilhar a sua mente. Algumas horas depois, uma sensação de leveza foi invadindo o corpo e ela caiu no sono.
Surgiu novamente o cavaleiro de cabelos ao vento, que agora, embaralhado em seus pensamentos, girava o volante de um ônibus coletivo. Do nada, aparecia o prof. Galvão, alto, moreno, andando apressado pelo imenso corredor do colégio. E retirando os cabelos negros caídos na testa, arrancava violentamente o volante das mãos do motorista. E jogando uma faixa branca ao vento, de longe mesmo ele gritava para a sua mãe.
- Dulcineia dá muita trela para os alunos, d. Maria Porém!
Ela entrava no ônibus. Dizia boa tarde. O motorista acenava com a cabeça e sorria, mostrando dentes de dar prejuízo ao dentista. Os cabecinha branca se afastavam, desobstruindo o corredor. E um deles, brincando, perguntava:
- Você é a namorada do motorista, menina?

Depois de mulheres como Andie, Dulcinéia, Tina e Júlia, os homens estão chegando à minissérie. Primeiramente, o motorista do ônibus. Agora você vai conhecer Wenderson, negro, fanqueiro, namorador... Não perca O SUBORNO - EPISÓDIO 19.

E uma comédia made in Brasília está rolando no Na Ponta do Lápis.

17 Comments:

At 12:08 PM, Blogger Rubo Medina said...

RESUMO DO EPISÓDIO 17
1 - Dulcinéia chega em casa pensativa.
2 - O motorista não lhe sai da cabeça.
3 - Por incrível que pareça, ela não assiste as novelas. Vê uma entrevista na TV e cai na risada.

 
At 5:51 PM, Anonymous Anonymous said...

Vim pôr em dia a leitura. Por incrível que possa parecer eu também não assisto novelas... Abraços!

 
At 7:41 AM, Anonymous Anonymous said...

É isso ai !
Vim agradecer a visita e dizer que estou lançando DULCINÉIA para presidente...valeu...deixei um voto para ti lá...
abração

 
At 11:53 AM, Anonymous Anonymous said...

A vida de pessoas comuns nunca é fácil. Dulcinéia mostra isso em todos os episódios. Melhor mesmo é buscar divertir-se - nem que seja com uma entrevista na TV!
Beijocas

 
At 5:48 PM, Anonymous Anonymous said...

Amigo rubo... não sei se terei a densidade que esperas de um comentário crítico sobre sua minisérie... não sou escritor, apenas aprecio palavras bem escritas como as suas. O que posso dizer da sua trama é o seguinte: Dulcinéia é um excelente personagem, tem poder de atração com o leitor e fascina pelas alternancias de pensamentos e ações (veja bem, não é incoerencia, é a forma como hora a oegamos pensativa/reflexiva, ora a temos em meio a cenas que são pura ação/movimento)
Todavia, os outros personagens não parecem estar no mesmo ritmo (com exceção, talvez, do professor)... Dulcinéia é protagonista até nisso, os outros não têm mostrado ritmo suficiente para acompanhá-la na trama.
No mais... gosto de tudo... inclusive das descrições de cenários e ambientes... sempre falta isso quando a pessoa não sabe escrever bem, o que não é, nem de longe, seu caso.
Um abraço amigo!!

 
At 5:56 AM, Anonymous Anonymous said...

Voltou a Dulcinéia, na faceta "sonhadora" e o sonho é uma mistura dos desejos inconscientes dela, que sugerem uma "queda" pelo professor. Não sei. Você fica misturando os fios do enredo e eu, aqui, desmancho as conclusões a que chego...rs
Rubo. Estive pensando em imprimir cada post, para formar um "todo", a fim de ler a minissérie, de uma forma contínua...
Mas, vou esperar o fim dela.
Beijão!
Dora

 
At 6:47 AM, Anonymous Anonymous said...

Primeiro li aqui, meu amigo Rubo, com prazer literario, e depois fui lá votar com satisfação, pelo merecimento da óbra.
Um abraço.

 
At 7:54 AM, Blogger Caritas souzza said...

OLá! Interessante este seu concurso. Parabéns pela idéia magnifíca! Deixo aqui meu comentes sobre o post: O sonho é uma manifestação criativa da psique (mente inconsciente e consciente) e transcende os meros cinco sentidos. Portanto, os sonhos de Dulcinéia sempre com o jovem podem, de forma simbólica e numa linguagem própria, revelar questões de sua personalidade, de desejos inconscientes do "principe encantado" que precisam ser trabalhados. O sonho é um meio pelo qual o inconsciente procura alertar a consciência para o que ela não percebe, para o que percebe. ou não quer aceitar e aceita, e tenta, por compensação, equilibrar a psique, a totalidade de fenômenos psíquicos. Os sonhos trazem à tona os complexos e sugerem alternativas para a consciência, cujo centro é o ego, realizar o que a pessoa é potencialmente. Ou seja, os sonhos são avisos a própria pessoa de td aquilo que se deseja obter no dia-a-dia.
Por meio dos sonhos estabelecemos uma comunicação com o lado noturno, em geral desconhecido, mas não menos vivo e atuante.
O exame cuidadoso de um sonho mostra que sua configuração não é arbitrária. Sua linguagem é precisa em sua forma simbólica. Na medida em que vamos compreendendo essas inter-relações, obtemos uma visão de coerência e lógica afetiva. Vamos ampliando nossa consciência. Saímos do plano da lógica habitual para abertura para as imagens, emoções, símbolos, enfim, para os aspectos não-racionais da alma. Desejo um excelente domingo e uma semana maravilhosa!

Ps: Ñ estou concorrendo! bjos

 
At 10:39 AM, Anonymous Anonymous said...

Olá Rubo! Personagens homens começam a aparecer e isso fica interessante. Mas você já reparou que em folhetins, os personagens masculinos são geralmente mais fracos? A maioria dos folhetins são protagonizados por mulheres. Dulcinéia é assim também, uma forte personagem mulher.
Ah, parabéns pela idéia do concurso! Realmente uma boa idéia! Abraço!

 
At 12:30 PM, Anonymous Anonymous said...

Rubo!!!!!!!!! esqueci de votar!!!!!!!
Acabei de me lembrar! rs
beijão!
Dora

 
At 3:40 PM, Anonymous Anonymous said...

Eu sabia! Eu avisei desde o início! Esse Renomado Professor Gavião atira pra tudo quanto é lado! Agora, até nos sonhos da pobre Dulcinéia ele se intromete, tentando ser o motorista de ônibus dos sonhos dela! Mas ela sempre sentiu uma certa atração pelo professor sedutor. Só não se atirava pra cima dele por timidez, mas bem que gostaria... porisso está sempre dando um jeito de chamar a atenção dele. Seja entrando com uma bandeja, seja rebolando pelos corredores ou dando trela pro alunos. Mas deixa a Andie reaparecer... essa menina ainda vai dar trabalho pra Dulcinéia. E a Yana Bahra, então?! A pobre quis até participar do vídeo da grande atriz! E essa Penha que aparece repentinamente? Cozinheira de Ministro! Sei...

Abração e, até o próximo episódio.

 
At 3:40 PM, Anonymous Anonymous said...

Ah! Esquecí de dizer que já votei, tá? Não poderia deixar de dar meu(s) voto(s) pra Dulcinéia.

 
At 10:46 AM, Blogger benechaves said...

Oi, Rubo: já depositei meu voto na 'Dulcinéia'. E os episódios vão se desdobrando com a facilidade narrativa de quem entende. Espero a continuação com bastante interessse.

Um abraço...

 
At 2:12 PM, Blogger Marco said...

Grande Rubo,
A série está com as peças do quebra-cabeças cada vez mais embaralhadas. E se você pretende ir até o capítulo 30, é bom, mesmo que haja bastante mistérios para serem resolvidos.
Vamos ver no que vai dar.
Um abraço!

 
At 6:04 AM, Blogger D.E.S.A.S.S.I.S.T.I.D.A.S said...

Nossa Rubo que blog interessante...isso já é quase uma novela...
Abraços,
THA

 
At 6:07 PM, Anonymous Anonymous said...

Hummm... eu adoro esses romances que se ensaiam e nos deixam em suspense.
Sempre torço pelos enamorados.

beijos

 
At 5:32 AM, Blogger Tyr Quentalë said...

Minha nossa que sonho louco este que a Dulcinéia teve. Era o homem dos sonhos dela, agora misturado com o Motorista de ônibus que ela conheceu e despontando o professor Galvão que parecia mais estar ali para estragar o sonho da Dulcinéia. Coitada da Dulcinéia, que está com a cabeça a mil. Nem emsmo as novelas ela assistiu nesta noite. Será que ela acordará sobressaltada?

 

Post a Comment

<< Home