Tuesday, December 19, 2006

EPISÓDIO 29 - 1ª parte

AINDA NO DOMINGO DA CONVERSA DE TINA COM PENHA

FELÍCIO GALVÃO - a surpresa
O interfone soou na cozinha. Felício Galvão atendeu e o porteiro anunciou.
- Professor, tem uma senhora alta, falando um português com sotaque, querendo falar com o senhor!
- Deixe-a subir!
Logo o professor abriu a porta do apartamento e apareceu na soleira uma mulher de olhos azuis infinitos, corpo esculural, apoiada numa bengala. Felício Galvão não conteve a alegria e correu para abraçá-la.
- Minha madrinha, a condessa Flora di Garmingnon, aqui, no Brasil? Meu Deus, não acredito que veio me visitar!
A mulher soltou uma máscula gargalha e abraçou-o. Depois, gesticulando muito e andando e mancando, entrou, falando em italiano.
- Felício, quanto tempo, querido! Deixe-me vê-lo... cortou o cabelo, mais jovem, mais bonito, já sei... está apaixonado! Eu sinto! Quem é ela?
- Madrinha, prometa guardar segredo. – disse em alemão. – O nome dela é Andie von der Ghlantèe!
O nome soou na sala como o efeito de uma explosão. A condessa largou abruptamente a bengala e perdeu o equilíbrio. Felício Galvão teve que correr para ampará-la.

DULCINÉIA E DONA MARIA PORÉM
- Onde você pensa que vai de minissaia e essa blusa mostrando o corpo?
- Ao shopping com Sabrina.
- Você vai é à igreja comigo. Coloque uma roupa mais decente. Estamos atrasadas!
- A senhora está atrasada, mamãe!
- Não discuta, Dulcinéia! Faça o que estou mandando!
- Mamãe...
- Rápido senão perdemos a abertura do culto. Esqueceu de como você chegou aqui na sexta-feira? Em lágrimas?
Dulcinéia recordou o episódio em que o Professor Galvão pediu a ela para sair mais cedo e assim ela acabou perdendo o ônibus do Caio, o motorista por quem está apaixonada.
- Não vou, mamãe!
- Dulcinéia, não é porque você tem 25 anos que vai me desobedecer!
- 23!
- Vale a certidão! O tonto do seu pai errou a data do seu nascimento ao registrar você!
- Tonto mesmo! De cachaça. Encheu a cara no dia. Agora estou uma velha de 25 anos.
- Velha? – dona Maria Porém cai na gargalha. – Vamos logo!
- Tá bom, mamãe!
Ela sai pisando alto e resmungando.
- Não é à-toa que o nome da senhora é Maria Porém. É sempre do contra!
Continua no EPISÓDIO 29 - 2ª parte
E na Ponta do Lápis uma historinha infantil pra você.

10 Comments:

At 4:21 PM, Anonymous Anonymous said...

Nossa acho que vou salvar todos os capitulos aqui no pc e depois le-los pq ja me perdi. Nem lembrava da condessa e muito menos que ela era parente do Galvão. Mas muito interessante esse episódio. Meu problema é so memoria fraca mesmo.
Feliz ano novo pra ti meu amigo. Até mais. Ah ja se vc quizer mandar pra mim tb no meu email não ligo não você ja sabe qual é mesmo. Estou zuando pego no blog mesmo.Abraços

 
At 9:34 AM, Blogger Tyr Quentalë said...

A-há eis que surge a identidade da mulher que capturou a Tina.. rsrsrsrsrs, pois não me vem outra pessoa em mente, mas qual seria o problema dela com a Loirinha? Huuum.. algo para a gente tentar desvendar. Mas o melhor e a autoridade de Dona Maria com a Dulcinéia. Sei que um dia ela compreenderá os caminhos que a mãe dela a faz seguir. Feliz Ano Novo para você Rubo e espero que você tenha gostado do meu conto Natalino!

 
At 6:43 PM, Blogger KahSilva said...

Um feliz Ano Novo ,repleto de desejos realizados, com muita paz, saúde e amizade.Um beijo enorme!

 
At 7:35 PM, Anonymous Anonymous said...

Rubo, ando meio relapsa, mas tenho a casa cheia de amigos-turistas, ano novo, lua cheia que está chegando, maré baixa, calor... Bom, desejo-lhe um maravilhoso 2007!

 
At 11:07 AM, Anonymous Anonymous said...

RESPOSTA PRA O ARMANDO...
- Grande amigo, a sua memória não está ruim nao, pois acompanha todos os episódios.Os seus comentários provam isso.
Quanto à condessa, ela foi apenas mencionada no Epis. 1. Eu não disse muita coisa sobre ela... daí você não se lembrar.
Abraços e obrigado.

 
At 3:03 AM, Blogger Naeno said...

Para este ano eu sonho: Que o meu sonho se torne uma realidade. Que a gente não veja em seu final uma barbarie como foi a que cometeram enforcando um ser humano, insano, imprestável, mas um ser humano. Como se déssemos nestes dias uma volta ao passado impume dos ditadores sanguinolentos, dos que se julglam donos do mundo.
O que se fez abateu-se uma escória se se criaram outras tantas. Mataram um pecador um desrespeitoso da vida, e se fizeram outros mais estusiasmados ainda. Ninguém tem o direito sobre a vida humana, a vida é um dom Divino e cabe a Deus deliberar sobre ela.
Que esse ano, que faltam em torno de dezesete horas para adentrar em nossas vidas nos traga alegrias, mas alegrias mesmo, que a gente lembre disso e a partir de amanhã já comecemos por buscá-la. Não aquela felicidade impressa nos cartões, mas uma que se possa marcar em nossos corações, com toda a nossa convicção. O homem nasceu para brilhar e ser feliz. Infelizes, infelismente existem os marcados, como o Sandan e seus executores. Nós temos a nossa parcel de culpa por a um momento destes estarmos já silenciados diante do ocorrido e não tomamos repúdio por esta ação bparbara atroz.
Disso a gente não precisa esquecer. Fiquemos atentos quando um ditador inflamado der sinais de que está se formando. Acabemos com os projetos dele ainda antes que se forme o monstro e venha a desencadear a criação de uma avalanche de outros iguais.
Que Deus se compadeça de todos,
De nós e nos dê meios e jeito de mujdar este mundo.

Um beijo
Naeno

 
At 3:46 PM, Anonymous Anonymous said...

Nunca me ocorreu uma vida familiar do Eminente Professor Gavião... e agora reaparece aquela Condessa que estava indo para Salsburgo, ver um festival de música, no dia em que os agentes pegaram Andie! Que é, ainda por cima, madrinha do Gavião! E tem olhos azuis infinitos, corpo escultural e usa uma bengala... aí tem muita coisa! E a boboca da Dulcinéia, mais uma vez parece desconhecer que é a heroína desta história e sai, mesmo resmungando, em direção à igreja, obedecendo servilmente sua "santa" mãe D. Maria Porém. Esse Porém pode indicar que ela tem ligação é com o Coisa Ruim! Tadinha da Dulcinéia! Mais um desencontro com o seu motorista chileno de dentes de dar prejuízo ao dentista! E a creTina? Como será que se virou?

 
At 11:15 AM, Blogger Clecia said...

Oi! Passando para desejar um Feliz 2007! Um ano de grandes realizações para você! Um abraço!

P.S - Desculpe-me não ler o post. Estou perdida mesmo! Não adiantaria nada lê-lo sem ter lido os anteriores. Mas prometo que qaundo tiver um tempinho, tentarei colocar a leitura em dia, ok?

 
At 7:47 AM, Blogger Claudinha ੴ said...

Ei Rubo, ando perdida, sem tempo aqui para anet. Filhos de férias, casa cheia de gente, uma coisa. Quando tiver paz novamente, voltarei para ler os capítulos e não me perder! Um beijo!

 
At 6:21 PM, Blogger Marco said...

Grande Rubo,
Achei interessante você ter segurado o suspense na história do Felício e a madrinha. Achei que ficou forçado a forma como você a apresentou no capítulo. Acho que você poderia ter caprichado mais. Ficou um pouco artificial. Esse capítulo ficou meio mais ou menos. Um abraço!

 

Post a Comment

<< Home