Tuesday, December 19, 2006

EPISÓDIO 29 - 2ª parte

DULCINÉIA - na igreja
Dulcinéia entrou no templo de cara amarrada. Fazia tempos que não aparecia por ali e achou tudo diferente. Não cumprimentou ninguém e procurou passar despercebida. Sentou-se emburrada, mas acabou fechando os olhos e sua mente começou a divagar pelo tempo em que era assídua aos cultos.
De repente os primeiros acordes do piano começaram a encher a nave. Ela permaneceu de olhos fechados. Automaticamente se ajoelhou e uma emoção indefinida foi invadindo o seu íntimo, trazendo-lhe uma paz que não imaginava encontrar. Sentiu vontade de cantar, mas se conteve porque toda a congregação permanecia em silêncio.
O som do piano foi aos poucos diminuindo até se tornar quase inaudível. Mesmo assim ela não abriu os olhos, quando, ainda de joelhos, ouviu uma voz com um leve sotaque, anunciar:
- Eu saúdo a igreja com a paz do Nosso Senhor Jesus Cristo!
Surpresa ao ouvir a voz, ela abriu os olhos. No púlpito, estava Caio, o motorista, com a Bíblia aberta. Ele fitava a congregação com um sorriso luminoso na face.
Dulcinéia, atônita, sentou-se apressadamente e escondeu o rosto no ombro da mãe. Começou a tremer. Dona Maria Porém sentiu lágrimas quentes pingando em seu braço. Cutucou levemente a filha e sussurrou:
- Tá chorando? Que foi?
- Mamãe, posso ir lá fora um pouquinho?
- Está sentindo alguma coisa?
- Não, mamãe!
- Vai! Não demore!

Era de praxe os fiéis não se levantaram dos bancos antes que o pastor atravessasse toda a igreja e se posicionasse à porta, à espera dos cumprimentos. Nesse dia não foi diferente. Ao encerrar o culto, Caio se dirigiu lentamente para a saída, com aquele mesmo sorriso nos lábios. Assim que ele parou na entrada, as pessoas começaram a se levantar. Dulcinéia não teve coragem de deixar o banco.
- Mamãe, vamos ficar aqui mais um pouquinho!
- Você é engraçada! Não queria vir. Agora não quer sair!
- Só mais um pouquinho, mamãe!
- Que aconteceu? Você está tremendo, menina!
Ela não respondeu. Limitou-se a fechar os olhos. A voz da mãe despertou-a.
- Todo mundo já saiu!
Dulcinéia não teve escolha. Levantou-se e saiu atrás da mãe, segurando o vestido dela, como se fosse uma criança procurando proteção. Caio ainda permanecia à porta, esperando-as. Quando as duas se aproximaram, ele sorriu mais. A felicidade era visível em seu rosto. Dulcinéia esbarrou num banco ao ouvir o som de sua voz.
- Dona Maria, trouxe uma visitante! Que Deus a abençoe! Que bom que veio, Dulcinéia!
Disse, apertando-lhe a mão com vigor.
- Igualm... – não conseguiu completar a palavra e trêmula, apoiou-se no banco.
Caio se dirigiu à dona Maria Porém.
- Gostaria de falar com a senhora a sós, posso?
- Pois não, pastor! Minha filha, espere só um minutinho!
CONTINUA na 3ª parte
Veja o diálogo que se travou entre WENDERSON (ele apareceu no Epis. 19-O SUBORNO) e SABRINA, na 3ª parte deste Episódio.
A foto é de uma igreja localizada num povoado gaúcho, gentilmente cedido por uma amiga.

14 Comments:

At 6:29 PM, Anonymous Anonymous said...

RESUMO DO EPISÓDIO 29 – 1ª parte

1 – FELÍCIO GALVÃO recebe uma inesperada visita: a condessa FLORA DI GARMIGNON, sua madrinha, e que conviveu com ele na Europa.
A condessa leva um susto quando ele confessa está apaixonado por ANDIE.

2 – Dona MARIA PORÉM obriga DULCINÉIA a ir à igreja com ela; lembra de como a filha chegou em casa aos prantos na sexta-feira por ter perdido o ônibus onde trabalha CAIO, o motorista por quem está apaixonada.

 
At 5:30 AM, Blogger benechaves said...

Rubo: veja só o que é o amor! Dulcinéia não queria ir à missa, mas de repente alegrou-se em estar ali. Não pelas orações em si, mas pelo amor de um homem. Você constata que o amor é nossa maior fortuna.

Um abraço...

 
At 12:21 PM, Anonymous Anonymous said...

Ola, que delícia de blog..
è uma história..
Muito legal..
Vou adorar acompa-la
Até mesmo, porque esta sendo muito bem escrita
Meus Parabens
Felíz ano novo
Bjs

 
At 11:24 PM, Blogger Tyr Quentalë said...

Caro Rubo,
quer dizer que além de motorista de ônibus ele era padre? meu deus que homem de mil e uma utilidades.. e aí? quando é que teremos a continuaçõa deste episódio, já que o próximo será com o wenderson? Ah! não... isso não se faz.. mas que coisa homem... rsrsrsrs Abraços e que 2007 esteja sendo bom e seja maravilhoso até o findar do ano!

 
At 6:13 PM, Anonymous Anonymous said...

RESPOSTA PARA TYR QUENTALË
- Não padre, mas Pastor de uma igreja evangélica.
E aguarde muitas surpresas até o final deste Episódio... rs

 
At 2:31 AM, Blogger http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ said...

Estou muito curiosa e torcendo por Dulcineia e o Pastor Caio.

Tem post novo no Saia Justa, vem me visitar...


Beijao

 
At 11:30 AM, Anonymous Anonymous said...

Rubo, lembrei me da primeira vez que ouví o Arthur Moreira Lima num espaço aberto da cidade numa manhâ de domingo,viajei assim mesmo! a foto me remeteu ao passado,numa ida á Blumenau! o Texto tá lindo.

bohummm fds!!!

 
At 2:35 PM, Blogger KahSilva said...

Que surpresa para Dulcinéia, e prá mim também.Sempre nos surpreendendo!!Bjs

 
At 6:25 PM, Blogger Marco said...

Rapaz! Você é cheio de surpresa mesmo, heim? Gostei deste capítulo. Como leitor, gosto de ser surpreendido. Huuumm.. O que será que Caio vai falar pra mãe de Dulcinéia?
Abração!

 
At 12:51 PM, Anonymous Anonymous said...

Rubo, a questão do piano a que me referí fora quanto a emoção sentida por Dulcinéa ao ouvir os acordes do piano...no teu aniversário eu mando a garota da maionese através do post prá tí!

abs

 
At 9:38 AM, Blogger benechaves said...

Rubo: voltando aqui à cata de novos episódios. Apareço depois...

Um abraço...

 
At 5:58 PM, Anonymous Anonymous said...

Algo neste episódio me incomodou...
e nada tem a ver com a surpresa e emoção sentidas por Dulcinéia ao constatar que o seu bem-amado Caio, o motorista de ônibus chileno, com um sorriso de dar prejuízo ao dentista, também era o pastor da igreja frequentada por sua mãe, D.Maria Porém.
O que me incomodou foi o piano! Normalmente nas igrejas, inclusive evangélicas, se toca órgão e não piano. Será uma igreja diferente?
Outra coisa surpreendente é que nesta igreja, o pastor não fala do púlpito, mas do "púbito", palavra nova para mim.
Agora, essa história de ele chamar a D.Maria Porém para uma conversa reservada... não me cheira muito bem, não! Todos eles são suspeitos até prova em contrário. Esse motorista-pastor que surge inesperadamente; essa mãe rezadeira, que se tranca com o pastor deixando a filha trêmula, chorosa e à beira de um desmaio lá fora; e até mesmo a própria igreja onde se toca piano e se fala de um púbito me parece suspeita! Acho que, ao invés de uma congregação, está mais para uma conspiração.
A pobre anti-heroína Dulcinéia que se cuide! Não sei não!!!

 
At 4:38 PM, Anonymous Anonymous said...

RUBO RESPONDE A ZECA
GRANDE ZECA, meu fidelíssimo leitor! Realmente errei a palavra. O correto é PÚLPITO (corrigi no texto), como você observou. Quanto ao piano, algumas igrejas usam sim, mas o órgão é mais comum. Obrigado por estar bem atento... e aguarde muitas surpresas na minissérie... rs
Abraços.

 
At 3:06 AM, Anonymous Anonymous said...

Tadinha da Dulce... Por essa ela não esperava, Caio motorista, pastor... O que mais poderá acontecer? E o que ele queria tanto falar a sós com D. Maria, mãe de Dulce?

 

Post a Comment

<< Home